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KARATE DIOGOKAN

terça-feira, 16 de junho de 2009

DIREITOS DOS ANIMAIS

Teorias de bem-estar animal aceitam que animais possuem interesses, porém permitem que esses interesses sejam trocados desde que haja alguns benefícios para o homem que eles achem que justifique esse sacrifício.
Direitos animais significa que animais merecem certos tipos de consideração - consideração do que é no melhor interesse deles independente de serem ou não bonitinhos, e úteis ao ser humano, ou uma espécie ameaçada, e independente de algum ser humano gostar deles (assim como um ser humano retardado tem direitos mesmo se ele ou ela não for bonitinho ou útil ou mesmo se todos não gostam dele/dela). Significa reconhecer que os animais não são nossos para usar - para alimento, vestimenta, divertimento, ou para serem usados em experiências.
Tal como seres humanos, possuem interesses que não podem ser sacrificados ou trocados simplesmente porque isso talvez beneficie outros. A posição de direitos não mantém que os direitos são absolutos; os direitos de um animal, assim como o dos humanos, devem ser limitados, e direitos certamente podem conflitar.
Direitos animais significa que animais não são nossos para usar como alimento, vestimenta, divertimento, ou para fazer experiências. O bem-estar animal permite esses usos enquanto forem seguidas orientações "humanas"...
"É ótimo que você acredite em direitos animais, porém não se deve dizer aos outros o que devem fazer."
Só por dizer isso, você já está me dizendo o que devo e não devo fazer! Todo mundo tem direito a sua própria opinião, mas liberdade de pensamento nem sempre implica em liberdade de ação. Você é livre para acreditar no que quiser, desde que não prejudique os outros. Você pode pensar que animais devem ser mortos, que pessoas negras devem ser escravizadas, ou que mulheres devem "levar porrada", mas isso não lhe dá o direito de colocar suas crenças na prática.
Quanto a dizer às pessoas o que devem fazer, a sociedade existe para que haja regras para governar o comportamento das pessoas. A própria natureza dos movimentos reformadores é de dizer às pessoas o que fazer - não usem seres humanos como escravos, não batam na mulher, etc. - e todos movimentos inicialmente encontram oposição das pessoas que querem continuar tendo o comportamento criticado.
É quase impossível evitar de usar todos produtos animais; se você ainda está causando sofrimento animal sem perceber, qual é o ponto?
É impossível viver sua vida sem causar mais dano; todos nós acidentalmente já pisamos em formigas ou aspiramos mosquitos, mas isso não significa que devemos cavalheirescamente causar dano desnecessário. Só porque você pode atingir alguém acidentalmente com seu carro não é motivo para sair atropelando pessoas intencionalmente ou por impulso.
Animais não raciocinam, não entendem de direitos, e nem sempre respeitam nossos direitos, portanto porque devemos aplicar nossas idéias de moralidade a eles?
A incapacidade dos animais de entender e aderir a nossas regras é tão irrelevante quanto a incapacidade de uma criança ou pessoa mentalmente incapacitada de fazê-lo.
Que direitos possuem os animais?
Direitos (sejam morais ou legais) servem para proteger certos interesses básicos de serem negociados. Se eu tenho o direito à liberdade, isso significa que meu interesse na minha liberdade será protegido e não sacrificado meramente porque isso seria do interesse de outros ignorar.
Animais nem sempre tem os MESMOS direitos que seres humanos, porque seus interesses nem sempre são os mesmos que os nossos e alguns direitos seriam irrelevantes para as vidas dos animais. Por exemplo, um cachorro não tem interesse em votar e portanto não tem direito de voto, já que esse direito seria tão sem significado para um cão quanto para uma criança. Contudo, animais tem direito a consideração igual por seus interesses. Por exemplo, um cão certamente tem interesse em não ser submetido a dor desnecessariamente. Nós portanto somos obrigados a levar em consideração esse interesse e respeitar o direito desse cão a não ser submetido desnecessariamente a dor.
Como você justifica gastar seu tempo com animais quando tantas pessoas precisam de ajuda?
Existem problemas muito sérios em nosso mundo que merecem nossa atenção; crueldade para com animais é um deles. Devemos tentar aliviar o sofrimento aonde pudermos. Ajudar animais não é mais ou menos importante que ajudar seres humanos - ambos são importantes. Sofrimento animal e sofrimento humano estão interligados.
Se você estivesse num incêndio e só pudesse salvar seu filho ou seu cão, quem você escolheria?
Eu salvaria meu filho, mas isso é só instinto. Uma cadela salvaria o filhote dela. Quem quer que eu salve, entretanto, isso não irá provar nada quanto à legitimidade de se fazer experiências com animais. Eu posso salvar meu próprio filho em vez daquele do meu vizinho, mas isso mal prova que fazer experiências com o filho de meu vizinho seja aceitável.
"Deus colocou animais aqui para nós usarmos, a Bíblia nos dá o domínio sobre animais".
Domínio não é o mesmo que tirania. A Rainha da Inglaterra possui o domínio sobre seus súditos, mas isso não significa que ela possa comê-los, ou vestí-los, ou fazer experiências com eles. Se temos domínio sobre animais, certamente é para protegê-los, não para usá-los para nossos fins. Não há nada na Bíblia que justificaria nossas práticas atuais de execrar o meio-ambiente, destruir espécies inteiras de vida selvagem, e infligir tormento e morte a bilhões de animais todo ano. A Bíblia transmite uma reverência pela vida; um Deus amoroso não poderia deixar de ficar horrorizado pelo modo como muitos animais são tratados.
E quanto aos costumes, tradições e empregos que dependem de usar animais?
A invenção do automóvel, a abolição da escravatura, e o fim da Segunda Guerra Mundial também tornaram necessário reestruturar empregos e retreinar mão-de-obra para mudança de atividades.
Isto é simplesmente um ingrediente em todo progresso social - não uma razão para dissuadir o progresso.Teorias de bem-estar animal aceitam que animais possuem interesses, porém permitem que esses interesses sejam trocados desde que haja alguns benefícios para o homem que eles achem que justifique esse sacrifício.
Direitos animais significa que animais merecem certos tipos de consideração - consideração do que é no melhor interesse deles independente de serem ou não bonitinhos, e úteis ao ser humano, ou uma espécie ameaçada, e independente de algum ser humano gostar deles (assim como um ser humano retardado tem direitos mesmo se ele ou ela não for bonitinho ou útil ou mesmo se todos não gostam dele/dela). Significa reconhecer que os animais não são nossos para usar - para alimento, vestimenta, divertimento, ou para serem usados em experiências.
Tal como seres humanos, possuem interesses que não podem ser sacrificados ou trocados simplesmente porque isso talvez beneficie outros. A posição de direitos não mantém que os direitos são absolutos; os direitos de um animal, assim como o dos humanos, devem ser limitados, e direitos certamente podem conflitar.
Direitos animais significa que animais não são nossos para usar como alimento, vestimenta, divertimento, ou para fazer experiências. O bem-estar animal permite esses usos enquanto forem seguidas orientações "humanas"...
"É ótimo que você acredite em direitos animais, porém não se deve dizer aos outros o que devem fazer."
Só por dizer isso, você já está me dizendo o que devo e não devo fazer! Todo mundo tem direito a sua própria opinião, mas liberdade de pensamento nem sempre implica em liberdade de ação. Você é livre para acreditar no que quiser, desde que não prejudique os outros. Você pode pensar que animais devem ser mortos, que pessoas negras devem ser escravizadas, ou que mulheres devem "levar porrada", mas isso não lhe dá o direito de colocar suas crenças na prática.
Quanto a dizer às pessoas o que devem fazer, a sociedade existe para que haja regras para governar o comportamento das pessoas. A própria natureza dos movimentos reformadores é de dizer às pessoas o que fazer - não usem seres humanos como escravos, não batam na mulher, etc. - e todos movimentos inicialmente encontram oposição das pessoas que querem continuar tendo o comportamento criticado.
É quase impossível evitar de usar todos produtos animais; se você ainda está causando sofrimento animal sem perceber, qual é o ponto?
É impossível viver sua vida sem causar mais dano; todos nós acidentalmente já pisamos em formigas ou aspiramos mosquitos, mas isso não significa que devemos cavalheirescamente causar dano desnecessário. Só porque você pode atingir alguém acidentalmente com seu carro não é motivo para sair atropelando pessoas intencionalmente ou por impulso.
Animais não raciocinam, não entendem de direitos, e nem sempre respeitam nossos direitos, portanto porque devemos aplicar nossas idéias de moralidade a eles?
A incapacidade dos animais de entender e aderir a nossas regras é tão irrelevante quanto a incapacidade de uma criança ou pessoa mentalmente incapacitada de fazê-lo.
Que direitos possuem os animais?
Direitos (sejam morais ou legais) servem para proteger certos interesses básicos de serem negociados. Se eu tenho o direito à liberdade, isso significa que meu interesse na minha liberdade será protegido e não sacrificado meramente porque isso seria do interesse de outros ignorar.
Animais nem sempre tem os MESMOS direitos que seres humanos, porque seus interesses nem sempre são os mesmos que os nossos e alguns direitos seriam irrelevantes para as vidas dos animais. Por exemplo, um cachorro não tem interesse em votar e portanto não tem direito de voto, já que esse direito seria tão sem significado para um cão quanto para uma criança. Contudo, animais tem direito a consideração igual por seus interesses. Por exemplo, um cão certamente tem interesse em não ser submetido a dor desnecessariamente. Nós portanto somos obrigados a levar em consideração esse interesse e respeitar o direito desse cão a não ser submetido desnecessariamente a dor.
Como você justifica gastar seu tempo com animais quando tantas pessoas precisam de ajuda?
Existem problemas muito sérios em nosso mundo que merecem nossa atenção; crueldade para com animais é um deles. Devemos tentar aliviar o sofrimento aonde pudermos. Ajudar animais não é mais ou menos importante que ajudar seres humanos - ambos são importantes. Sofrimento animal e sofrimento humano estão interligados.
Se você estivesse num incêndio e só pudesse salvar seu filho ou seu cão, quem você escolheria?
Eu salvaria meu filho, mas isso é só instinto. Uma cadela salvaria o filhote dela. Quem quer que eu salve, entretanto, isso não irá provar nada quanto à legitimidade de se fazer experiências com animais. Eu posso salvar meu próprio filho em vez daquele do meu vizinho, mas isso mal prova que fazer experiências com o filho de meu vizinho seja aceitável.
"Deus colocou animais aqui para nós usarmos, a Bíblia nos dá o domínio sobre animais".
Domínio não é o mesmo que tirania. A Rainha da Inglaterra possui o domínio sobre seus súditos, mas isso não significa que ela possa comê-los, ou vestí-los, ou fazer experiências com eles. Se temos domínio sobre animais, certamente é para protegê-los, não para usá-los para nossos fins. Não há nada na Bíblia que justificaria nossas práticas atuais de execrar o meio-ambiente, destruir espécies inteiras de vida selvagem, e infligir tormento e morte a bilhões de animais todo ano. A Bíblia transmite uma reverência pela vida; um Deus amoroso não poderia deixar de ficar horrorizado pelo modo como muitos animais são tratados.
E quanto aos costumes, tradições e empregos que dependem de usar animais?
A invenção do automóvel, a abolição da escravatura, e o fim da Segunda Guerra Mundial também tornaram necessário reestruturar empregos e retreinar mão-de-obra para mudança de atividades.
Isto é simplesmente um ingrediente em todo progresso social - não uma razão para dissuadir o progresso.

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