SEJAM BEM VINDOS AO MEU BLOG!

QUE A MENSAGEM DA GRAÇA IMERECIDA ALCANCE O MUNDO TODO!

http://diogokan.wordpress.com/ http://romimdiogo.blogspot.com/

http://diogokan.wordpress.com/        http://romimdiogo.blogspot.com/
KARATE DIOGOKAN

quarta-feira, 15 de julho de 2009

HISTÓRIA

O homem começou a se civilizar, na região onde é hoje o Oriente Médio , às margens do rio Nilo, e na região da China.
Civilizar quer dizer existir um Estado, uma institucionalização do governo.
As civilizações ocidentais se desenvolveram às margens do mar Mediterrânio.
Esses reinos tinham costumes e religiões diferentes.
Lá pelos anos 300 antes de Cristo, Alexandre O Grande, conquistou esses povos mediterrânicos e alguma parte da região oriental.
A cultura desses povos, com a cultura do povo de Alexandre se misturaram e deram origem ao helenismo, uma cultura que se difundia em forma de conhecimentos e de religião.
O Império Romano conquistou toda essa região, e levou para sí a cultura e a religião helenista.
Em Roma, essa cultura se misturou a dos romanos, se transformando e dando origem a uma nova cultura romana.
Quando os Apostolos Pedro e Paulo chegaram no Império Romano pregando o cristianismo, Roma vivia sob a influência do helenismo.
Com a popularização do cristianismo, ele também foi se misturando a religião helenista e tomando várias vertentes de pensamento religioso.
Lá pelo ano trezentos depois de Cristo, o Império romano estava sendo governado por quatro imperadores, sendo que um deles era Constantino.
Constantino queria fazer guerra contra os outros governantes para se tornar o governante único, e para isso ele precisava de apoio popular.
Nessa época, os cristãos eram muito perseguidos pelo governo, e quando Constantino lhes prometeu liberdade religiosa, eles o apoiaram na guerra.
Constantino ganhou a guerra e liberou o cristianismo.
Vocês sabem que a religião une o povo de uma nação. E por isso, Constantino quiz montar uma religião que unisse o povo romano ao seu governo imperial.
Assim como hoje em dia, o cristianismo, na época, estava dividido em várias correntes de pensamento.
Naquele tempo existiam dois grupos principais de cristãos, aqueles que achavam que cristo era o Filho de Deus, e que fazia o que Deus mandava, e aqueles que achavam que Cristo era o próprio Deus.
Constantino mandou que se fizessem uma reunião onde seria decidido qual corrente iria comandar a nova religião que estava sendo criada.
A corrente cristã que tinha mais apoio popular, era a que se parecia com a religião dos romanos, o helenismo.
Prova disso é que a religião helenista adorava o deus Sol e a corrente vencedora da reunião até hoje conserva resquicios dessa influencia nas figuras solares contidas em seus simbolos religiosos, e nos seus dias santos..
O Império Romano, agora com sua nova religião continuou dominando o mundo civilizado, mas aos poucos foi se enfraquecendo e sendo invadido por povos de várias culturas diferentes, que ao longo dos anos também agregaram pensamentos na cultura e religião romana.
O Império romano foi dividido, e a parte que ficou na europa foi tomada por esses povos que já influenciavam a cultura e religião romana.
Com a queda do Império Romano de Ocidente, consequentemente as cidades ficaram vazias e o povo foi para o campo, onde foram aos longos dos anos, formando os feudos;aquele sistema de senhores e seus castelos, onde o rei mandava nos senhores e os senhores mandavam no povo.
E assim foram formados vários reinos cristãos, cada qual com seu governo , mas unidos pela religião que evoluiu da religião criada por Constantino.
Nesse tempo o comercio entre os povos, e até mesmo entre as pessoas de um mesmo reino, parou de existir. Cada feudo ou castelo, produzia para si o que era consumido pelas pessoas dali.
Aos poucos ,pessoas desligadas dos feudos; geralmente pequenos artezãos, foram se juntando em grupos em volta dos castelos e com a prestação de serviços e venda de manufaturas, ganhavam a vida.
Essa classe de pessoas foi evoluindo ao ponto de realizarem feiras onde vários desses proficionais vendiam seus produtos e serviços.
Essas feiras foram criando e movimentando cidades que cresceram e começaram a dar ressurgimento ao comercio que antes existia.
O crescimento das cidades e consequentemente o crescimento do comércio, fez nascer e crescer uma classe social chamada burguesia, que não tinha nobresa mas tinha dinheiro.
Os reis buscaram apoio financeiro na burguesia e com o dinheiro montaram exercitos e se tornaram absolutistas.
Eles não mais mandavam nos senhores que mandavam no povo, eles agora mandavam em todos, senhores e servos.
Esses reis incentivaram o comércio e exploraram riquesas nos recem descobertos novos continentes, aumentando cada vez mais seu poder.
Os reinos do norte da Europa não queriam dividir suas riquesas e poder com a igreja de Roma, e apoiaram alguns líderes religiosos que criaram uma nova religião cristã chamada Católica Protestante.
Com o poder econômico crescendo , e fortalecendo a classe burguesa através da evolução industrial, permitiu que essa classe influenciasse o povo a se revoltar contra os reis absolutistas dando origem aos Estados modernos.
Os Estados modernos, através de seu poder econômico e bélico começaram a formar colônias, que em 1914 foram disputadas na chamada primeira guerra mundial, e depois na segunda guerra mundial.
Depois da guerra , o mundo ficou dividido em dois blocos de influência, o capitalista e o socialista, vivendo assim o período da guerra fria..
Com a falência da união soviética, a guerra fria acabou e deu origem ao período que vivemos agora, onde novos blocos estão sendo formados e dando continuidadeà história do homem.

Nenhum comentário: